segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cote da Gravata - Ter ou não ter, eis a questão!


Para uns é tradição, para outros uma indelicadeza...
O que eu sei mesmo é que o corte da gravata é polêmico. Há quem faça questão de ter, há quem odeie!
Como esse é um espaço livre, onde as opiniões são respeitadas, lá vai a minha!
O nosso casamento é a realização de um sonho. Passamos muito tempo planejando e cuidando de cada detalhe para que sai tudo da maneira que sempre sonhamos que não cabe a mim (nem a ninguém) dizer o que pode e o que não pode! Como já disse, existem pessoas que gostam dessa tradição e outras que não.
Eu, particularmente não gosto. Acho indelicado e constrangedor. Por mais que alguns já vão preparados para a brincadeira, existem aqueles que não vão (ou não podem) e nem por isso são pessoas menos importantes. Todos os meus convidados são pessoas que eu gosto muito, portanto não quero que ninguém fique constrangido em minha festa por não poder, ou simplesmente não querer, (livre arbítrio, né) contribuir.
E vamos ser realistas, os convidados já gastaram com o presente e ainda ter que contribuir na hora da festa, me parece um tanto exagerado. Uma coisa é a vaquinha da cerveja com os amigos nas festas da faculdade, outra bem diferente é pedir a contribuição de seus convidados.
Lembro que há alguns anos, fui a um casamento de um parente que teve a brincadeira. Tinha um rapaz que é muito querido na minha família, mais que tinha na época uma condição financeira não muito boa (para piorar estava desempregado e com as mensalidades da faculdade em atraso). Quando veio a hora da gravata, tudo que ele tinha no bolso eram R$3,00 para pegar o moto-taxi para ir embora. Todo sem graça ele tirou o dinheiro do bolso e “comprou” a bendita gravata. Acabou servindo de chacota para as pessoas que estavam participando da “brincadeira”, por ter contribuído com tão pouco, e foi embora andando para casa.
Conversando com uma amiga sobre o assunto ele me disse algo do tipo: “Eu acho que faz parte da tradição e brinca quem quer. Quem não gosta, ou não pode ou não quer, simplesmente diz que não tem e pronto. Nesse ponto vai do noivo exigir que os amigos não zoem com quem diz que não tem, apenas passa pro próximo.
Ai eu pergunto:

  • Será que o noivo vai realmente conseguir fazer com que ninguém seja “zoado”?
  • Será que depois de alguns copos de cerveja, todos estão em plenas condições de aceitar um não e ainda aceitar numa boa mesmo já tendo contribuído?
  • Será que quem não pode contribuir não vai se sentir mal ao ver outras pessoas contribuindo e sacrificar o passeio na praça com o filho no dia seguinte para contribuir com os únicos R$ 3,00 que tem no bolso?

Como pessimista que sou, prefiro evitar uma possível situação constrangedora e deletar essa “tradição” da minha festa de casamento. E vocês, o que pensam sobre isso?

Beijinhos,
Day

P.S: Desculpem o post MEGA!

3 comentários:

  1. Olha Flor, a gravata ajuda!!! rs

    Tem selinho no meu blog e tarefas pra vc!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. no casamento da minha irma teve e foi tranquilo!!
    nós vamos ter1!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa vendo por esse lado, acho q vc esta certa. Eu nem pensava que uma ''brincadeira'' pode ser constrangedora numa hora tão feliz de nossas vidas. Pensei nos meus queridos convidados agora e vejo que nem todos sentiriam a vontade.
    Obrigada pela dica Day!!
    Bjinhos

    Passa lá no blog dpoois!

    ResponderExcluir